Nychthémère

 

O Espaço Cultural Pés no Chão apresentou sábado, dia 26 de março de 2005, o solo de dança contemporânea Nychthémère, com a coreógrafa e bailarina italiana Cristina Salmistraro.

 

 

A palavra Nychthémère designa o tempo de um ciclo, a alternância do dia com a noite. Entre ele, há uma transição formada por pontos indefinidos. A bailarina busca explorar, através da dança, essa região indeterminada, um momento especial entre dois estados contrários que se sucedem. A música do espetáculo foi composta por Kaijaa Saariaho, uma compositora contemporânea finlandesa da corrente espectral.

 

 

Cristina estudou ballet com David Sutherland em Milão, dança contemporânea com Karin Waehener, Pierre Doussaint e Dominique Duzinsky em Paris, diplomando-se como professora de dança contemporânea pela Free Dance Song em Paris. Veio para São Paulo em 1996.

 

 

Por volta de 2003, Cristina passou a trabalhar em parceria com Edil de Carvalho, um estudioso da astrologia. Desta união surgiu a coreografia Azul. Em Nychthémère, a contribuição conceitual da Astrocaracterologia revelou imagens, símbolos e conceitos, cuja exploração só veio a enriquecer tanto a artista, quanto a própria obra.

Após o espetáculo, Edil Carvalho ministrou uma palestra sobre “Astrologia, Dança e seu Processo Criativo”. Edil iniciou seus estudos em pesquisas astrológicas em 1985 e, em 1991, participou do curso de Astrocaracterologia, com o filósofo Olavo de Carvalho. Participou de diversos eventos e congressos e escreve para vários sites de astrologia.

No domingo, às 10 horas, Cristina Salmistraro ofereceu uma Oficina de Dança Contemporânea. As inscrições poderão ser feitas diretamente no Pés no Chão.

Esta apresentação teve o apoio do Hotel dos Guanumbis, Wizard e Talika Cosméticos e Perfumaria. O Espaço Cultural Pés no Chão tem o patrocínio da Petrobras.

 

 

 

Patrocínio

Patrocínio Petrobrás