....início :: histórico :: notícias :: links :: contribua :: contatos

A Montagem

Um alvoroço de crianças, mães e professoras invade o Pés no Chão. Em cima das mesas, tecidos, linhas, lantejoulas, tutus e sapatilhas. Flávia pede silêncio. A música começa. Um cortejo entra pela platéia cumprimentando o público, e a cortina se abre lentamente. No palco, uma cena natalina. Todos se confraternizam carinhosamente diante da árvore de Natal e de vários pacotes coloridos. As crianças pegam seus brinquedos, e todos se abraçam.

Estava começando um ensaio geral do Quebra-Nozes, um ballet de repertório criado por Tchaikowisky, cuja estréia aconteceu em 1892. Montar esse clássico foi uma iniciativa arrojada. Dela participaram 75 alunos dos cursos de dança do Pés no Chão, com idades entre 3 e 17 anos.

Esta foi a primeira experiência desta natureza feita pela entidade, que novamente contou com a colaboração da comunidade em diversos momentos de sua montagem.

Para as bailarinas mais experientes, a estréia das sapatilhas de ponta é a concretização de um sonho, apesar dos pés judiados e doloridos.

O clássico desperta nos jovens bailarinos um sentimento de reverência e de orgulho, possivelmente por estarem dançando o que grandes mitos da dança criaram.

O processo foi longo, envolveu estudo, muito trabalho técnico, disciplina espartana e até mesmo uma balança para controlar o peso - um modelo de trabalho diferente do que os alunos já haviam experimentado.

Uma experiência e tanto, cujo resultado foi apresentado para a comunidade nos dias 5, 6 e 19 de dezembro de 2003.

Para as escolas, creches e Apae de Ilhabela, foram realizadas 3 apresentações especiais, a um preço simbólico de R$1,00 por aluno, no seguintes dias:

dia 12 às 10:00 hs,
dia 15 às 15:30 hs e
dia 17 às 15:30 hs.

Para que este espetáculo fosse realizado, uma grande mobilização envolveu os alunos. Eles saíram pelas ruas vendendo rifas para a compra dos tecidos. As mães, por sua vez, passaram dias confeccionando os figurinos.

O evento recebeu o apoio de:

Associação Comercial e Industrial de Ilhabela,
Colégio São João de Ilhabela,
D.D. Ilha,
Distribuidora Delaqua,
Farmácia Helicônia,
Ilhabela Shopping da Construção,
Instituto Família Schürmann,
Loja das Tintas,
Mario Volkoff Imóveis,
Movido à Água,
Pastoral da Criança,
Ponto das Letras,
Shopping São Paulo,
Supermercado Frade,
Supermercado Ilha da Princesa,
Ultragás,
Zoopharma,
North Sails,
Estação Arte e
Aquário de Ilhabela.

O Pés no Chão agradece a todas as pessoas que adotam o Pés no Chão, assim como a seus apoiadores pela confiança, carinho e estímulo que tem recebido desde sua criação.

 

topo