Ao longo de sua existência, os projetos têm sido a principal fonte de recursos para a existência do Pés no Chão. São fundamentais, pois viabilizam nossas ações. Eles podem ser de caráter cultural, social, ambiental, ou mesmo uma combinação destes. Alguns são pequenos, com curta duração e focados em algum aspecto específico. Outros são maiores, mais longos, com um grande escopo de atividades e objetivos. Desde o início, já foram mais de 30 projetos realizados, além de inúmeros eventos artísticos.

Listamos aqui os mais recentes. Nossa intenção, porém, é contar um pouquinho de cada um dos projetos que já realizamos, o que será feito pouco a pouco.

 

Projeto Memórias Reveladas 2015 - 2017
Patrocínio Petrobras.

Projetos

 

Abaixo, uma lista dos principais projetos já realizados peço Pés no Chão

 

Ano

Patrocinador

Nome do Projeto

2016

ProAc-Secretaria de Estado da Cultura/Prefeitura de Ilhabela Sec.Municipal Cultura/Fundaci

19ºDança e Movimento - Evento que reúne espetáculos de dança com profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2016

Prefeitura de Ilhabela-Sec.Municipal Cultura/Fundaci

Encontro das Artes - O projeto promoveu a realização de oficinas de dança, poesia e vídeo na perspectiva de conceber diferentes produtos culturais a serem apresentados em espaços públicos, escolas e bibliotecas. No final do projeto ocorreu um evento reunindo as produções artísticas de todos os grupos.  O Núcleo de Dança apresentou o espetáculo “O Circo dos Sonhos”; o Núcleo de Poesia, realizou uma ocupação poética do Pés no Chão além de diversas intervenções poéticas em eventos públicos. O Núcleo de Vídeo apresentou, no evento de finalização, um vídeo clipe da música “Cicatrizes” de TGO, a ficção “Mãe D’água” e o documentário “Novos Caminhos”, que teve como foco o Projeto Abrindo Caminhos, que aconteceu pelo período de um ano no Pés no Chão.  

2015

ProAc-Secretaria de Estado da Cultura/Prefeitura de Ilhabela Sec.Municipal Cultura/Fundaci

18ºDança e Movimento - Evento que reúne espetáculos de dança com profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2015

Prefeitura de Ilhabela- Sec.Municipal Cultura/Fundaci

Jovem enCena - O Projeto compreendeu duas ações: a realização de um conjunto de oficinas com vistas à criação, produção e apresentação de um espetáculo de artes cênicas e a realização de uma Mostra de Teatro, no fechamento do projeto. O espetáculo montado foi “Ubu Rei, Oxe! A história de um cabra”, que teve como grandes diferenciais uma trilha sonora tocada ao vivo (percussão, guitarra e bandolim), e a sua adaptação - a partir do original de Alfred Jarry - para um ambiente próximo ao cangaço nordestino. A Mostra de Teatro Jovem enCena contou com a participação de cinco companhias amadoras da nossa região.

2014

Secretaria de Estado da Saúde – CRT/
CCD - Prefeitura de Ilhabela/Secretaria Municipal de Saúde

Abrindo Caminhos - O projeto buscou contribuir para a formação de um jovem mais consciente de suas ações, que planeje e atue integralmente em sua vida e que de uma forma crítica e reflexiva busque seu lugar ao sol. Como grande parte dos projetos que têm o jovem como foco, a diminuição de suas vulnerabilidades também foi nossa expectativa. Encontramos no diálogo a chave mestra na condução do trabalho, gerando os vínculos necessários, e nas artes a força motriz que revelou a cada movimento do projeto as aprendizagens e potencialidades dos jovens. Foram 3 os movimentos principais do projeto: Oficinas de Formação de Jovens, Educação entre Pares e Plantão Jovem.

2014

ProAc-Secretaria de Estado da Cultura/Prefeitura de Ilhabela Sec.Municipal Cultura/Fundaci

17ºDança e Movimento - Evento que reúne espetáculos de dança com profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2014

Prefeitura de Ilhabela - Sec.Municipal Cultura/Fundaci

Barra Jovem - Seu objetivo foi promover o desenvolvimento social e cultural da comunidade infanto-juvenil de Ilhabela, especialmente do bairro da Barra Velha. Ao final do projeto, foi realizado um Sarau que contou com a participação dos alunos de artes plásticas, dança, teatro infantil, break e capoeira. O grupo de teatro apresentou a peça “Noite de Reis”, baseada na obra de Wiliam Shakespeare. Além das apresentações artísticas, todos os integrantes participaram de uma gincana que incluiu a formação de grupos para avaliação de conhecimentos específicos dentro de cada área artística, desempenho verbal, além da participação das famílias. O grupo com maior pontuação conquistou um prêmio para todos os seus integrantes – uma ida monitorada a um cinema em Caraguatatuba.

2014

Prefeitura de Ilhabela - Sec.Municipal Cultura/Fundaci

Balaio Cultural - O Projeto implantou um programa sócio-cultural através de três núcleos: Culturas Urbanas (break), Cultura Caiçara (teatro, canto e danças tradicionais) e Artes (teatro, dança e artes plásticas). Em seu fechamento, realizou o “Sarau do Balaio”, evento que teve como objetivo incentivar crianças e adolescentes - alunos ou não - a conhecer as atividades do projeto. O Sarau mostrou pasquins caiçaras com os alunos de teatro infantil, e a coreografia “O jardim encantado” com as alunas de dança.

2014

Iphan- MinC

Vídeo - Os Saberes do Fazer - Praia do Bonete – O projeto teve como proposta a elaboração de um vídeo-documentário que incluiu as festividades de Santa Verônica, atividades cotidianas praticadas por representantes da comunidade tradicional da Praia do Bonete, e também depoimentos de estudiosos e especialistas em cultura caiçara, abordando a fragilidade em que se encontram essas populações. Ele também envolveu a realização do Seminário de Cultura Caiçara que ocorreu nos dias 24 e 25 de junho de 2014 no Teatro Municipal de São Sebastião. O programa reuniu conhecimentos teóricos e acadêmicos com expressões artísticas e lúdicas, características marcantes do trabalho desenvolvido pelo Pés no Chão.

2013

Prefeitura de Ilhabela Sec.Municipal Cultura/Fundaci

Fazendo Arte - O projeto envolveu produção, ensaios e apresentações artísticas de dança, teatro, break e a exposição dos trabalhos de artes plásticas dos alunos. Ao final foi realizada uma batalha de break e uma exposição dos alunos de artes plásticas. Já o grupo de teatro apresentou as peças “João de Ferro” e “O Visconde Partido ao Meio”. As alunas de dança apresentaram a coreografia “1º Samba”, com a música “Tô”, de Tom Zé

2013

Prefeitura de Ilhabela Sec.Municipal Cultura/Fundaci

Arte na Barra – O projeto atendeu 100 crianças moradoras do Bairro da Barra Velha através de aulas de dança, teatro, break e artes plásticas. Ao final, elas realizaram um Sarau que incluiu apresentações artísticas e uma exposição de artes plásticas

2013

ProAc-Secretaria de Estado da Cultura/Prefeitura de Ilhabela Sec.Municipal Cultura/Fundaci

16ºDança e Movimento - Evento que reúne espetáculos de dança com profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2013

Prefeitura de Ilhabela / Secretaria Municipal de Saúde

Eu te Respeito – O Projeto fez parte de uma campanha municipal de prevenção de acidentes de transito na cidade. A participação do Pés no Chão envolveu uma palestra performática interativa em Escolas do Ensino Médio e EJA ( Fund. II ).

2012

ProAc-Secretaria de Estado da Cultura/Prefeitura de Ilhabela Sec.Municipal Cultura/Fundaci

15ºDança e Movimento - Evento que reúne espetáculos de dança com profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2012

Convênio CEDS Litoral Norte/ UNISANTOS/ Realnorte e Petrobras

Cidadania Ambiental e Desenvolvimento no Litoral Norte - O ecoprojeto realizou, junto a 300 alunos e professores do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Ilhabela, palestras com o tema “Desenvolvimento no Litoral Norte”, distribuição de cartilhas, dinâmicas de interação social, oficinas de produção artística e, finalmente, a encenação de uma Audiência Pública voltada às questões ambientais. O objetivo foi conscientizar o público jovem de Ilhabela acerca das grandes transformações que estão ocorrendo na região e a importância de sua participação nas Audiências Públicas e Fóruns de Discussão.

2012

Convênio CEDS Litoral Norte/ UNISANTOS/ Realnorte e Petrobras

Teatro Ambiental - "O que eu faço com o lixo?" – O projeto buscou conscientizar a população sobre os danos causados pelos resíduos sólidos em nossa região, e a necessidade de se buscar soluções para esse problema. Incluiu a apresentação da peça “Bula e a Consciência Perdida” e novas estratégias de educação ambiental, como um jogo da memória, uma cartilha informativa e um CD de capacitação para professores.

2011

ProAc-Secretaria de Estado da Cultura

14ºDança e Movimento - Evento que reúne espetáculos de dança com profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2010

ProAc-Secretaria de Estado da Cultura

13ºDança e Movimento - Evento que reúne espetáculos de dança com profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2010

MinC/Secretaria de Estado da Cultura

Ponto de Cultura - O Ponto de Cultura desenvolveu, pelo período de três anos, um conjunto de atividades direcionadas a 120 adolescentes e jovens da comunidade Entre elas: Dança, Teatro, Hip Hop e Vídeo. Foram produzidos os espetáculos “Qualé”(2010), “Galinhas”(2011) e “Zebedeu”(2012).  O Breake realizou a primeira Batalha B. Boys 1vs1 em 2010, e, em 2012, a 2ª Batalha B.Boys 2vs2, que reuniu profissionais do break de toda a região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e também da capital.

2010

Convênio CEDS Litoral Norte/ UNISANTOS/ Realnorte e Petrobras

Projeto de Gestão – PARTICIPAÇÃO ATIVA – Incentivo aos representantes da sociedade civil organizada com assento nos Conselhos e Fóruns dos municípios de Ilhabela e São Sebastião para que participem das reuniões dos Conselhos.

2010

MinC

Artesãos da Ilha – Promoção, através do artesanato, da sustentabilidade econômica dos caiçaras da Ilha da Vitória, associada à sustentabilidade ambiental e à manutenção da cultura tradicional caiçara.

2010

Convênio CEDS Litoral Norte/ UNISANTOS/ Realnorte e PetrobrasParcerias: Diretoria Regional de Ensino,Parque Estadual da Serra do Mar,Parque Estadual da Ilha de Anchieta e Parque Estadual de Ilhabela

Teatro Ambiental - A prática da Sustentabilidade – Montagem e apresentação da peça “História aos quatro ventos” que teve como enfoque 4 temas de relevância sócio-ambiental: biodiversidade, ocupação do solo, saneamento e consumo. Sua base foi o documento “Nosso Futuro Comum” criado em 1988 pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente.

2009

ProAc-Secretaria de Estado da Cultura / Parceria com Alnorte

Vídeo - Os Saberes do Fazer - Baia de Castelhanos - Video-documentário sobre a vida e os conhecimentos de pescadores e representantes antigos da comunidade tradicional da Baía de Castelhanos

2009

ProAc-Secretaria de Estado da Cultura

12ºDança e Movimento - Evento que reúne espetáculos de dança com profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2009

FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) do Governo do Estado de SP

Cuidágua Litoral Norte - O projeto Cuidágua LN teve como meta colaborar com a criação dos Planos Municipais de Saneamento Básico envolvendo a participação popular. Teve abrangência regional, atingindo através de diversas ações as quatro cidades do Litoral Norte. Entre as ações destaca-se a criação e apresentação da peça “O Filho do Vento”, que aborda a questão do saneamento básico em suas quatro vertentes: água limpa, esgoto, resíduos sólidos e drenagem pluvial.

2008

 

11ºDança e Movimento - Evento que reúne espetáculos de dança com profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2008

ProAc-Secretaria de Estado da Cultura

Vídeo – Os Saberes do Fazer – Ilha da Vitória – Video-documentário sobre a vida e os conhecimentos de pescadores e representantes antigos da comunidade tradicional da Ilha da Vitória

2008

Petrobras

Construindo Cidadania com Arte - Atendimento a 300 beneficiários através de várias modalidades artísticas, criação e apresentação de produtos culturais, oficinas de artesanato e programação cultural para a comunidade

2006

 

10ºDança e Movimento - Evento que reúne espetáculos de dança com profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2006

Petrobras

Construindo Cidadania com Arte - Atendimento a 300 beneficiários através de várias modalidades artísticas, criação e apresentação de produtos culturais, oficinas de artesanato e programação cultural para a comunidade

2005

 

9ºDança e Movimento - Evento que reúne espetáculos de dança com profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2004

Petrobras

Construindo Cidadania com Arte – Atendimento a 300 beneficiários através de várias modalidades artísticas, criação e apresentação de produtos culturais, oficinas de artesanato e programação cultural para a comunidade.   

2004

 

8ºDança e Movimento - Mostra de dança que reúne espetáculos profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2003

 

7ºDança e Movimento - Mostra de dança que reúne espetáculos profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2002

 

6ºDança e Movimento - Mostra de dança que reúne espetáculos profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos

2001

Petrobras/ Parceria com o Aquário de Ilhabela

Lixo Legal – Criação e apresentação da peça Bula e a Consciência Perdida. Criação coletiva que fez parte do projeto Lixo Legal, uma iniciativa do Aquário de Ilhabela para consolidar em Ilhabela a coleta seletiva de lixo. Agregar valores ao lixo reciclável através do resgate da nossa própria consciência ambiental foi o eixo desta montagem, apresentada em escolas, praças, associações de bairro e diversos eventos ambientais do litoral norte.

2001

 

5ºDança e Movimento – Mostra de dança que reúne espetáculos profissionais e oficinas com bailarinos ou coreógrafos