Historico

O Dança e Movimento é uma mostra não competitiva, que consiste na apresentação de diversos espetáculos de dança, predominantemente com linguagens contemporâneas. A seleção dos profissionais e dos trabalhos apresentados tem a preocupação de garantir certa diversidade temática e estética, uma vez que o público presente nos espetáculos apresenta uma grande diversidade sócio-cultural. Para tanto, há uma mescla de obras com características mais populares com outras de caráter mais de vanguarda. Os grupos escolhidos desenvolvem, em sua maioria, importantes trabalhos de pesquisa artística.

Até a 4ª edição as apresentações ocorriam em palcos montados na rua. Da 5ª à 11ª edições, os espetáculos foram apresentados na sede alugada do Pés no Chão, no bairro da Cocaia. A partir de 2008, o Dança e Movimento passou a ser realizado no Teatro-Escola da entidade, em suas novas instalações, na Barra Velha.

 

 

Entre as companhias e profissionais de renome que já
se apresentaram no Dança e Movimento destacam-se:

Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
Balé da Cidade de São Paulo
Balé de Londrina
Ballet Stagium
Cia Druw
Cia Ivaldo Bertazzo
Clipa Thater - Israel
Compagnie « à fleur de peau » - França
Balangandança
Companhia de Danças de Diadema
Distrito Cia de Dança
J.Garcia Dança Contemporânea
Luiz Arrieta
Núcleo Artístico Luis Ferron
Pia Fraus
Raça Cia. de Dança de São Paulo
Ribeirão Preto Cia de Dança
Sandro Borelli
São Paulo Companhia de Dança
Sonia Mota
Sopro Cia.de Dança

O evento tradicionalmente ocorre entre os meses de setembro e outubro, e tem a duração de 15 dias. Sua programação inclui companhias semi-profissionais da região do Litoral Norte e Vale do Paraíba, grupos de dança ligados a Fundações e Secretarias de Cultura do Litoral Norte, e grupos de dança profissionais da capital e do interior de São Paulo.

 


Dança e Movimento