21 de março - Apresentação do espetáculo Duas mulheres com sombrinhas brancas no lugar da fábrica de explosivos (PAC), com a Cia Artesãos do Corpo.

16 de março - Apresentação do show Canto do Mar Sem Fim no Teatro Municipal de São Sebastião.

15 de março - Reapresentação do show Canto do Mar Sem Fim no teatro do Pés no Chão.

14 de março - Apresentação do show musical Canto do Mar Sem Fim no Auditório da FUNDACC em Caraguatatuba.

21 a 31 de janeiro - Oficinas de Férias: oferecidas gratuitamente para crianças e adolescentes, com atividades como dança, teatro, artes marciais, hip hop, canto e acrobacia.

30 de janeiro - Programação de filmes: Uma noite no museu.

27 de janeiro - Apresentação do show de música popular brasileira Canto do Mar Sem Fim, produzido pelo Pés no Chão. Ele mostrou composições de Dorival Caymmi, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Luiz Gonzaga, Tom Zé, Edu Lobo/Ruy Guerra e Zeca Baleiro. O show tem como tema o universo dos povos do mar: seu cotidiano, alegrias, tristezas, temores, esperanças e profunda religiosidade.

23 de janeiro - Programação de filmes: Castelo Rá-tim-bum.

18 de janeiro - A Trupe Olho da Rua , da cidade de Santos, apresentou o espetáculo de teatro de rua Bufonarias II , que tem como fio condutor a amizade, vista pelo olhar de cinco palhaços: Fusquinha, Farofa Fofa, Tangará, Plocki e Tchirolita. Com música ao vivo, esquetes tradicionais de palhaços, elementos circenses e malabarismos.

18 a 30 de janeiro - Janeiro Cultural: uma programação artística variada para as férias de verão com espetáculos, uma programação de filmes para a garotada e oficinas culturais.


Atividades em 2008
_____________________________

8 a 11 de dezembro - Apresentação de A História do Barquinho, com o Grupo dos Pequenos Contadores de História. Abertura foi feita com a apresentação da coreografia Só quero falar o que sinto

4 a 27 de novembro - Estréia da peça O cavaleiro inexistente, produção do grupo de teatro do Pés no Chão, inaugurando o Teatro de Barro, na nova sede da entidade.

21 de outubro - Apresentação da peça ambiental Bula e a Consciência Perdida no terreno recém adquirido para a construção da nova sede da entidade.

Julho Mudança de sede.

30 de junho - Última apresentação na antiga sede. PULTS Teatro Coreográfico apresenta A Fuga da Mosca.

9 de junho - A Cia. de Dança de Jorge Garcia apresenta o espetáculo Histórias da ½ noite, inspirado em três contos de Machado de Assis. O trabalho tem como objetivo retratar as relações do ser humano em sociedade. No sábado, Jorge Garcia oferece uma oficina de dança contemporânea gratuita para o público.

28 de abril - Projeto Escuta que dança com Tudo é por enquanto: a obra coreográfica é um dueto entre um músico e uma dançarina, onde ambos têm o mesmo poder de decisão e interferência sobre o ato cênico. A noite foi aberta pelo elenco de dança do Pés no Chão, que apresentou Só quero falar o que sinto .

15 de abril - Cia. Fractal com O Circo Invisível: apresentado por Edgar Bustamante, o universo mágico do circo é recriado de forma lúdica e com muito humor.

14 de abril - Cia. Fractal com Velhos Tempos. Nesta peça, Harold Pinter, um autor contemporâneo e contundente, tenta a todo custo penetrar no cerne das questões mais instigantes do indivíduo, as suas impossibilidades, sua vida nas grandes cidades, sua busca pelo auto-conhecimento.

7 de abril - Emilie Sugai com Totem: espetáculo de dança-teatro inspirado numa viagem da autora ao Senegal, o roteiro coreográfico tem como fio condutor alguns ritos de passagens ancestrais, promovendo um diálogo transcultural.

5 e 6 de abril - Pia Fraus com 100 Shakespeare: utiliza técnicas de manipulação de bonecos, luz negra, interação entre atores e bonecos e atores entre si, numa releitura original e não convencional da obra de Shakespeare.

Abril em Cena - Nos finais de semana desse mês a entidade trouxe uma variada programação cultural, com teatro adulto e infantil e espetáculos de dança. Os grupos visitantes incluiram o Pés no Chão em suas turnês, depois de terem sido contemplados com prêmios de incentivo à cultura do Estado de São Paulo. Foram apresentados espetáculos da Cia. Pia Fraus, Emilie Sugai, Cia. Fractal e Escuta que Dança.

23 e 24 de fevereiro - Apresentação do Instrumental Pés no Chão 5ª edição , com a participação da banda Dudu Quirino e Quarteto Brasil, e do violonista clássico de renome internacional Fábio Zanon.

Atividades em 2007
___________________________________

14 e 16 de dezembro - O Sarau de Natal apresentou o espetáculo Era uma vez..., uma seqüência de estórias que mostram os trabalhos dos alunos da entidade. Estréia da peça João de Ferro, com os alunos do curso Pequenos Contadores de História.

9 de dezembro - II Exposição de Artes e Ofícios - mostra da produção das oficinas de tear, cerâmica, jóias e luminárias, além da apresentação do musical Conversa de Botequim e do espetáculo de dança Só quero dizer o que sinto..., com as alunas de dança contemporânea do Pés no Chão.

4 a 8 de dezembro - Oficinas de acrobacia aérea, ginástica olímpica e contorcionismo com o Grupo Corpus Acrobatic Theater de Amsterdã.

24 e 26 de novembro - O II Festival de Teatro e Música nas Escolas mostrou as produções musicais e cênicas dos alunos das escolas estaduais em 2 noites de intensa programação.

Mês de novembro - Oficinas de malabarismo com o profissional de artes circenses Palhaço Fabiano.

4 a 17 de novembro - Exposição de arte contemporânea Momento Plástico - Auto-retrato: Reconstrução de Artista , 3ª edição, que apresentou trabalhos de artistas plásticos de São Paulo e Ilhabela. O evento contou com visitas monitoradas das escolas estaduais à exposição e continuidade em sala de aula com material didático de apoio ao professor.

29 de setembro - 10° Dança e Movimento – 11 noites de espetáculos e diversas oficinas com os bailarinos presentes ao evento. Participaram: Sônia Mota (Alemanha), Distrito Cia. de Dança (Ribeirão Preto), Ballet Sopro (São Paulo), Escape Cia de Dança (São José dos Campos), Emilie Sugai e Cristina Salmistraro (São Paulo), Balé da Cidade de Taubaté (Taubaté), Meninos do Barão (Campinas), Luciana Bortoletto, Jorge Pena e Gil Grossi (São Paulo), Key Sawao e Ricardo Iazzetta (São Paulo), Zélia Monteiro (São Paulo).

29 de julho - Show Florescê, com o músico e luthier Braz da Viola, de São Francisco Xavier.

22 de julho - Após se apresentar 10 vezes em Ilhabela, a peça de teatro de rua Visconde partido ao meio foi apresentada na Praça do Pôr-do-Sol e no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, pelo Grupo de Teatro do Pés no Chão.

8 de julho - Apresentação da coreografia Só quero dizer o que sinto..., com as alunas de dança contemporânea do Pés no Chão, na 33ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, na Vila. A autoria é da coreógrafa e professora Gabriela Delias.

28 de junho - Apresentação do Circo Navegador no Pés no Chão.

19 a 23 de junho - Apresentação da Peça Bichos da Mata, com 80 alunos do curso Pequenos Contadores de História do Pés no Chão, para os alunos da rede municipal. Exposição de desenhos, esculturas e textos das escolas municipais sobre temas ambientais.

15 de junho - Homem Ambiente – 5ª edição. Além da apresentação da peça teatral “Bichos da Mata”, com os alunos do curso Pequenos Contadores de História, que trata da questão da biodiversidade, o evento incluiu dinâmicas de sensibilização aplicadas pela equipe do Instituto Supereco, além de oficinas e filmes ambientais.

9 e 10 de junho - Veredas - os diversos cantares de Chico Buarque – apresentação do show no Teatro Municipal de São Sebastião.

6 de maio - Intimidade das Imagens – espetáculo de dança - teatro com Emilie Sugai e Cristina Salmistraro – São Paulo.

01 de maio - Veredas, os diversos cantares de Chico Buarque - veja como foi.

1º de abril - Encontro de Inclusão Social e Arte-Educação, parceria entre o Pés no Chão e o SESC-SP. Participaram integrantes de ONGs e Fundações que atuam no Litoral Norte.

28 de janeiro - O Casamento da Baratinha, peça de teatro com a Cia. Stromboli de Teatro – São Paulo.

 

Atividades em 2006
__________________________________

10 e 11 de dezembro - O Sarau de Natal contou com apresentações de dança, teatro, capoeira e sapateado, todas desenvolvidas por alunos da entidade.

4 de dezembro - Evento de inauguração do projeto Sala Verde e abertura pública da Biblioteca Ambiental.

19 de novembro - Realização do I Festival de Teatro e Música nas Escolas . Projeto de disseminação cultural e arte-educação. Apresentações de diversas peças teatrais e músicas criadas por alunos de todas as escolas públicas estaduais de Ilhabela.

15 de outubro - 9° Dança e Movimento. Incluiu 8 noites de espetáculos e diversas oficinas. Participaram do evento: Micrantos Cia. de Dança, Marisol e Elydio Antonelli, Ballet Sopro, Gil Grossi e Luciana Bortoletto, Escape Cia. de Dança, Humatriz Teatro, Distrito Cia. de Dança, Meninos do Barão, Key zetta & Cia, entre outros.

18 de setembro - I Exposição de Artes e Ofícios, com mostra performática e comercialização dos produtos criados pelos alunos nas oficinas de tear, jóias, elétrica e cerâmica.

27 de agosto - Instrumental Pés no Chão – 4ª edição. Show de música instrumental, com Camilo Carrara – São Paulo Beto di Franco – Ilhabela, Brás da Viola – São Francisco Xavier e a Orquestra Popular de Ilhabela.

25 de junho - Apresentação do Homem Ambiente 2005, um evento que tem por objetivo despertar na comunidade uma nova postura em relação a sustentabilidade do mundo que nos cerca.

28 de maio - Apresentação do evento "Binde Bê... Nossa História".

20 de maio - O Grupo Elementar de Dança do Pés no Chão participou do Litoral em Dança, em Caraguatatuba. Veja como foi essa participação.

07 de maio - Gerardo Fontenelle iniciou uma série de oficinas sobre produção cinematográfica com 20 jovens do Espaço Cultural Pés no Chão. No final do ano, será apresentado um curta-metragem realizado pelos alunos.

02 de abril - Apresentada a palestra “Yoga – um caminho para o bem-estar”, com o Professor Horacio Durigon, diretor da Associação Argentina Yoga para o Ocidente.

26 de março - Apresentação de Nychtemérè, solo de dança contemporânea, com a bailarina e coreógrafa Cristina Salmistraro.

12 de março - Apresentação de "Forró é Melhor", com o Ballet Sopro, dirigido por Roberto Amorim e Tatiana Portela. Abrindo a noite, estréia da coreografia Franciscana, de Nana Moura, aluna e monitora de dança do Pés no Chão.

28 de janeiro - Apresentação de Viola Caipira no Pés no Chão, com os alunos do Curso de Viola ministrado por Braz da Viola no Pés no Chão, entre os dias 21 e 28 de 2005.

22 de janeiro - Apresentação no Pés no Chão de Peças e Pessoas, produção do SESC SP Itaquera e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo.

 

Atividades em 2005
____________________________

20 de dezembro - Apresentação do espetáculo "Porque um dia a gente cresce", com cerca de 90 alunos do Pés no Chão. Simultaneamente, aconteceu o lançamento do CD com as músicas do espetáculo.

18 de dezembro - Estréia "Romeu e Julieta", de William Shakespeare, com alunos de Teatro, Contadores de História e Grupo de Dança do Pés no Chão.

11 de dezembro - Apresentação do elenco de dança do Pés no Chão no Balé da Cidade de São Paulo, dentro do projeto Espaço Aberto.

15 de outubro - Tem início o 8° Dança e Movimento.

25 de setembro - Tem início o Momento Plástico, uma mostra de artes plásticas com artistas do Litoral Norte e convidados.

04 de setembro - Abertura da Exposição Fotográfica de Marcelo Min, com o título: "Um Olhar Sobre a Infância". Alunos do Pés no Chão irão apresentar uma performance baseada nas fotos da exposição. No domingo, dia 5, será realizada uma caminhada fotográfica coordenada por Marcelo Min.

03 de setembro - Palestra Yoga e o Ocidente, com a Professora Gladys Ceballos, de Buenos Aires.

15 de julho - Teve início o Instrumental Pés no Chão - 2004

10 de julho - Cia Repentistas do Corpo apresenta o espetáculo "Corpoemas".

18 de junho - Terceiro aniversário do Pés no Chão.

10 de junho - "Homem Ambiente, a transformação começa em nós"

05 de junho - O Pés no Chão foi mostrado no programa "Ação", da Rede Globo.

29 de maio - Cia Jorge Garcia apresenta "Cantinho de Nóis" no Pés no Chão.

15 de maio - Marize Matias ministrou uma Oficina de Dança Contemporânea no Espaço Cultural Pés no Chão.

8 de maio - Apresentação do evento "Binde bê... a nossa história" - 3a edição.

7 de maio - Palestra com o Professor Horacio Durigon, da Escuela Yoga para Occidente de Buenos Aires, com o tema A Yoga Hoje. Leia o resumo elaborado por Cielo Costa.

1 de maio - Da Zona Sul aos Cantos da Resistência - show de MPB com Vavá Ilhabela

18 de março - Biblioteca Isadora Dunca do Espaço Cultural Pés no Chão recebe certificado de cadastramento no Conselho Regional de Biblioteconomia - 8a Região, sob número 03555.

13 de março - Lançamento do livro Poema Plural, com os trabalhos produzidos pelos alunos Bruno de Souza, Cristina Guedes, Marília Kim e Marcelo Marins na Oficina de Poesias do Pés no Chão em 2003. Veja os detalhes.

09 de fevereiro - Começam as aulas no Pés no Chão. Veja os cursos e atividades que estão sendo oferecidos em 2004.

02 de fevereiro - O Pés no Chão inicia o período de inscrição alunos em 2004. Clique aqui para ver os cursos e as atividades oferecidas.

31 de janeiro - Apresentação do espetáculo "Cidade Desvendada", com o Ballet Sopro.

23 a 25 de janeiro - Oficina de Teatro de Bonecos.

23 e 24 de janeiro - Apresentação do espetáculo infantil "Vida de Cachorro", com a Cia. Stromboli.

14 de janeiro - Apresentação do espetáculo "É nessa onda que eu vou", com a Cia Repentistas do Corpo, de Sérgio Rocha.

13 de janeiro- Apresentação do espetáculo "Cordel Encorpado", com a Cia. Repentistas do Corpo, de Sérgio Rocha será apresentado às 21 hs.

01 de janeiro - O Pés no Chão apresentou à comunidade uma programação cultural de qualidade. Clique aqui para ver os espetáculos oferecidos.

 

Atividades em 2004
___________________________

15 a 19 de dezembro 03 - Oficina "Consciência do Corpo", com Lilia Shaw, bailarina do Balé da Cidade de São Paulo - Cia 2

9 de dezembro 03 - Festa de encerramento das atividades - com apresentação dos "Pequenos Contadores de História", dos alunos das oficinas de música e de poesia, bem como do grupo de capoeira do Pés no Chão.

5 de dezembro 03 - Estréia do Ballet Quebra-Nozes, com 75 alunos da entidade. Veja as fotos!

31 de outubro 03 - O elenco do Pés no Chão apresenta o espetáculo "Água que pela vida aflora" em Extrema, Minas Gerais, fechando a Semana da Água, evento promovido pela Diretoria de Meio Ambiente daquela cidade.

17 de outubro 03 - Começa o 7° Dança e Movimento!

1 de agosto 03 - Apresentação dos Alunos das Apaes de São Sebastião e de Ilhabela no Pés no Chão. Encerrando o evento, o elenco da entidade apresentou o espetáculo "Água que pela vida aflora".

19 de agosto 03 - Apresentação do "Água que pela vida aflora" no Teatro Municipal de São Sebastião, como convidado especial do Festival Estudantil Regional de Dança das Escolas Estaduais.

10 de agosto 03 - As alunas do Pés no Chão Cristina Guedes, Gabriela Bernardo e Marília Kim apresentaram uma performance na Pinacoteca do Estado ao som do Bolero de Ravel. Veja fotos e texto.

18 de julho 03 - Apresentação do "Água que pela vida aflora".

14 a 17 de Julho 03 - Curso de Dança do Ventre com Marcia Nuriah.

5 e 6 de Julho 03 - Instrumental Pés no Chão. Veja as fotos!

18 de Junho 03 - Aniversário do Pés no Chão. Leia a matéria, veja as fotos!

14 de Junho 03 - apresentação do "Ballet Sopro".

06 de Junho 03 - "Homem Ambiente, a tranformação começa em nós". Veja a matéria.

24 de Maio 03 - Pés no Chão apresentou o Sarau de Outono. Veja as fotos feitas por Marcelo Min.

17 de Maio 03 - Foi lançado o livro Sítio Arqueológico Engenho Pacuíba I de Plácido Cali. O autor realizou uma explanação sobre os trabalhos e apresentou slides.

10 de Maio 03 - Apresentação do Binde Bê, uma homenagem ao Povo Caiçara.

2 de Abril 03 - Curso de Calendário Maia no Pés no Chão. Veja o texto e as fotos.

22 de Março 03 - O Pés no Chão apresenta o espetáculo "Água que pela vida aflora" no Fórum Social das Águas, em Cotia, São Paulo. Veja texto e fotos.

11 de Março 03 - Iniciaram-se as aulas no Pés no Chão. Novos cursos: Sapateado, Piano, Poesia e Pano.
Veja as fotos da aula de Acrobacia com Pano! Intensificam-se os ensaios para a apresentação no
Fórum Social das Águas.

01 de Janeiro 03 - O Pés no Chão apresenta o espetáculo "Água que pela vida aflora..." na casa
do Sr. Vicente De Noce, da Villas. Esta empresa patrocinou o 6o Dança e Movimento.
Veja as fotos desta apresentação.

17 de Dezembro 02 - Uma comitiva de 47 pessoas vai à Comunidade do Bonete mostrar o espetáculo
"Água que pela vida aflora..." e a peça infantil "João de Ferro". Leia a crônica da viagem e veja as imagens.

14 de Dezembro 02 - O Pés no Chão leva o espetáculo "Água, que pela vida aflora" a Ubatuba, no Evento Cultural Socioambiental Koaquira, promovido pela Assu, A Associação Socioambiental Somos Ubatuba. Veja fotos e texto sobre o evento.

11 de Novembro 02 - O Espaço Cultural Pés no Chão recebe da Câmara Municipal de Ilhabela Moção de Reconhecimento por suas ações desenvolvidas junto à comunidade.

04 de Novembro 02- Apresentação do espetáculo "Água, que pela vida aflora" em Caraguatatuba, no Workshop Plano de Ação e Gestão para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte do Estado de São Paulo.

18 de Outubro 02- Apresentação dos espetáculos Dançar o humano quando o amor ladrilha a contradição e Rosso. Veja os detalhes.

16 de Outubro - Reapresentação do "Água que pela vida aflora..." no 6° Dança e Movimento.
Veja o elenco e a ficha técnica do espetáculo.

14 de Outubro 02- No 6° Dança e Movimento, Adelvande Néia ministra hoje, às 17 horas,
uma Oficina da Técnica de Clown. Trata-se de uma atividade imperdível para atores, atrizes,
bailarinos e bailarinas, bem como para pessoas que se interessam por artes cênicas.

13 de outubro 02- Prossegue o 6° Dança e Movimento, às 10 hs, com um oficina de dança ministrada por Roberto Amorim, do Grupo Sopro e Ballet Stagium. Às 18hs, Mara Borba e a Cia 2 do Balé da Cidade de São Paulo ministram uma oficina de dança, cujo resultado será apresentado às 21hs.

12 de outubro 02- O 6° Dança e Movimento é aberto com a apresentação do espetáculo
"Água, que pela vida aflora...".

8 de outubro 02 - Alunos e professores do Pés no Chão preparam-se para a apresentação do espetáculo
de Artes Integradas "Água, que pela vida aflora...", que abre o 6o Dança e Movimento.
Veja as notícias e programação do evento.

2 de outubro 02 - O Ristaurante Famiglia Manzoli, da Eliane e do Vitório, ofereceu um Jantar Beneficente para o Pés no Chão. Com o auxílio das mães dos alunos, que doaram os ingredientes, e a colaboração dos supermercados e açougues de Ilhabela, foi preparada uma deliciosa comida. Um clima muito agradável de confraternização e amizade marcou o jantar.

A parte musical ficou a cargo de Beto de Franco, voz e violão, e Marcelo Marins, percussão, que tocaram música popular brasileira. Terminando a apresentação, Beto de Franco mostrou um pouco do seu repertório flamenco, encantando a todos.

Foi uma noite especial. Todos os convites para o evento foram vendidos, o que representou para o Pés no Chão uma ajuda inestimável, obtida junto à própria comunidade. À Famiglia Manzoli nossos sinceros agradecimentos pela acolhida e pela competência com que realizaram o evento.

12 de julho 02 - Tarde de Autógrafos com Eduardo Suplicy no Pés no Chão - Leia a matéria

29 e 30 de Junho 02 - Instrumental Pés no Chão, com Eduardo Agni, Ivan Vilela e Renato Anesi.
Abrindo a noite, apresentação do grupo Teatro de Oz. Veja as fotos!

18 de junho 02 - Festa de Aniversário: Um ano de Pés no Chão.

De 31 de maio a 1 de junho 02 - "Homem-Ambiente: A transformação começa em nós!"
Foi desenvolvida uma rica programação de oficinas e palestras relacionadas à ecologia. Veja as fotos!

Ilhabela, 11 de maio, 2002 - Pés no Chão apresentou, com grande sucesso, o evento:
Binde bê... a nossa história - uma homenagem à cultura caiçara.

Três coreografias do Pés no Chão são premiadas no XII Prodansp:
Redescobrir
................1° Lugar em modalidade livre, categoria mista
Resta Um.....................2° Lugar em modalidade livre, categoria infanto-juvenil
Eu Viajo Quinta-Feira....4° lugar em modalidade livre, categoria juvenil

10 de abril - quarta-feira 02 - Pés no Chão ganha o apoio da North Sails, uma empresa que já auxiliou o Pés no Chão inúmeras vezes. Através do Programa Adote o Pés no Chão, a North Sails Brasil passa a contribuir mensalmente para a manutenção do projeto.


6 de abril - sábado -02- Palestra com Teca Mendonça sobre a Associação Viva e Deixe Viver e o projeto de Contadores de História em Hospitais. Este evento foi realizado em parceria com o Grupo Qualitas. Mais uma vez, os deliciosos quitutes preparados por mães das bailarinas e bailarinos estiveram presentes, ajudando a custear, com o dinheiro obtido em sua venda, o projeto como um todo.


14 a 31 de março -02
- Momento Plástico no Pés no Chão, evento que contou com uma Mostra de Artes Plásticas de 18 artistas do Litoral Norte e um Curso de História da Arte com o Professor Marcos Romão, da Unesp de Bauru, enfocando a arte da pós-vanguarda. Durante a vernissage, as bailarinas Cristina Guedes, Gabriela Bernardo e Marília Kim apresentaram uma performance ao som do Bolero de Ravel. Essa performance foi reapresentada no dia 30.

Notícias