Sábado, dia 16 de julho, tivemos uma atração memorável no Pés no Chão: a Cia. de Dança de Jorge Garcia, que apresentou o espetáculo "Histórias da ½ noite".




O projeto, contemplado pelo PAC Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo inspirou-se em três contos de Machado de Assis . O trabalho tem como objetivo retratar as relações do ser humano em sociedade.

 


A J.Garcia&Cia, criada em 2005, busca uma leitura contemporânea da dança. As coreografias são marcadas por seqüências de intenso vigor físico, delicadeza poética e riqueza plástica. O ecletismo e universalidade da cultura brasileira associadas às técnicas de dança contemporânea representam elementos importantes para a formação da identidade da companhia.

 


Jorge Garcia tem uma trajetória de sucesso tanto como coreógrafo quanto como bailarino. No Balé da Cidade de São Paulo desenvolveu diversas coreografias: "Baile da Roça", "Divinéia", "Interlúdio", "Desatino do Norte Desatino do Sul", "Andersen Sweet Suíte", entre outras. Como bailarino, participou do Cisne Negro Cia. de Dança e do BCSP de 1997 a 2005. Entre seus trabalhos independentes destacam-se "Castelo Rá-Tim-Bum", participação coreográfica no filme "Carandiru" de Hector Babenco, "Baile Estelar" sob a direção de José Possi Neto e "Orfeu", com a Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Paulistano, apresentado em 2006 no Teatro Municipal de São Paulo.

 


Sobre o trabalho de Jorge Garcia, a crítica de dança Helena Katz comenta: " Garcia tem uma escrita coreográfica própria. O seu modo de usar outras matrizes de gestos, um olhar de bom observador para o cotidiano e um estar-aí de uma inteireza rara .".

 


No sábado, às 14 horas, Jorge Garcia oferece uma oficina de dança contemporânea gratuita para o público interessado.