....início :: histórico :: notícias :: links :: contribua :: contatos


Ivan Vilela no ensaio


Ivan Vilela apresentando-se


Laércio Ilhabela.


Carlos Lima


Carlos Lima, Laércio Ilhabela e o Quarteto


Marcelo Marins e Beto di Franco


Marquinhos Mendonça e Renato Anesi


Adriano Busko



Orquestra Popular de Ilhabela

Maestro Marcelo Cotarelli

 

Renato Anesi improvisando com a Orquestra

 

Platéia

 

 

 

 

 

Instrumental Pés no Chão é o evento musical que começou nesta quinta-feira, dia 15 de julho, e vai até domingo, dia 18. Os shows acontecem todas as noites, às 20:30hs, no Espaço Cultural Pés no Chão.

Esta é a terceira edição do evento, que reúne grandes nomes do circuito alternativo da música instrumental brasileira. Veja a programação.

Na quinta-feira, apresentou-se Ivan Vilela, músico mineiro, mestre em composição pela Unicamp. Seu trabalho foi indicado para importantes prêmios da música brasileira com os CDs “Paisagens”, “Espiral do Tempo” e “Trilhas”. É diretor e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas de Campinas. Ivan Vilela fez várias trilhas sonoras para filmes e peças de teatro, atuando também como diretor musical. Sua apresentação no 1° Instrumental Pés no Chão foi um grande sucesso.

Na sexta-feira, o evento trouxe Laércio Ilhabela com o Maestro Carlos Lima & Quarteto de Cordas. Laércio tem quatro CDs gravados, com a participação dos consagrados Paulinho Nogueira, Sebastião Tapajós e Duofel. Seu último CD leva o nome do espetáculo “Caipira Clássico”, gravado ao vivo com a Orquestra Sinfônica de Americana, sob a regência do Maestro Carlos Lima. No show desta sexta-feira, Carlos Lima, que também é arranjador e violonista, dirige o Quarteto de Cordas formado por Álvaro Peterlevitv (primeiro violino), Fábio Engle (segundo violino), Seyr Piage (viola) e Cristina Geraldine (violoncelo).

No sábado, a abertura do Instrumental esteve a cargo do violonista e cantor Beto di Franco, acompanhado pelo percussionista Marcelo Marins. Em seguida, apresentaram-se Renato Anesi e Marquinhos Mendonça (violão de 6 e 12 cordas) e Adriano Busko (percussão).

Renato é compositor e multi-instrumentista. Líder do Trio Corda Coral, despontou como um dos maiores especialistas em instrumentos de corda, sendo premiado pelo SESC São Paulo no projeto “O Som da Demo 1995”. Seu trabalho também foi selecionado no prêmio “Rumos e Tendências Musicais”, do Instituto Itaú Cultural, em 2001. Recentemente, integrou o projeto Tim – Música Sem Fronteiras, realizando 12 oficinas em escolas públicas de São Paulo.

Finalmente, no domingo, dia 18, fechando o Instrumental 2004, o Espaço Cultural Pés no Chão abriu as portas para a Orquestra Popular de Ilhabela, que é dirigida pelo trompetista e professor Marcelo Cotarelli.

Fundada em 2002, ela é mantida pela Secretaria Municipal de Cultura de Ilhabela. Tem em seu repertório forte influência da música brasileira, com arranjos jazzisticos. A Orquestra é composta por 22 músicos.

Os shows tiveram entrada franca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Programação do Instrumental 2004

Dia 15 - quinta-feira

Ivan Vilela

Dia 16 - sexta-feira

Laércio Ilhabela
Quarteto de Cordas da Filarmônica de Americana
Maestro Carlos Lima

Dia 17 - sábado

Renato Anesi e Convidados

Dia 18 - domingo

Orquestra Popular de Ilhabela
Maestro Marcelo Cotarelli

 

Apoio:

Farmácia Helicônia
Maison Joly
Pindá Iate Clube
Pousada Ponta do Pequeáh
Wizard
Yacht Club de Ilhabela