Oficina de Cinema no Pés no Chão

 

PROJETO CINE PÉS NO CHÃO

 

 

CURSO DE CINEMATOGRAFIA

OBJETIVO

Em 2005, o Pés no Chão apresentou o universo cinematográfico adolescentes e jovens adultos da comunidade de Ilhabela. Foram ministradas aulas práticas e teóricas, desenvolvendo e ampliando o potencial artístico e criativo de cada um, sempre com vistas a fortalecer a auto-estima do aluno, através da construção de sua própria identidade cultural.

Durante as oficinas de roteiro, direção, direção de fotografia, câmera, som e edição, os jovens analisaram curtas-metragens, documentários, ficção e videoclipes.

Sob a coordenação de Gerardo Fontenelle, foi produzido um curta-metragem, o Carpe Diem, que foi apresentado à comunidade em 2006.

PROPOSTA

As aulas foram ministradas por Gerado Fontenelle, tendo respectivamente um profissional convidado, para falar da sua área de atuação no cinema, tais como: diretor de fotografia, diretor de arte, figurinista, produtores, roteirista etc.

Carpe diem pode ser visto aqui.

 

 

GERARDO FONTENELLE

Gerardo Fontenelle trabalha na área cinematográfica há oito anos, sendo cinco deles dedicado à assistente de direção. Começou sua carreira profissional no cinema aos 19 anos, em São Paulo , fez estágio de produção, vídeo assiste, assistente de produção, segundo assistente de direção a agora exerce a função de primeiro assistente de direção e co-diretor.

Cursou cinema na faculdade Estácio de Sá no Rio de Janeiro e Arte Cênica no TUCA (Teatro da Universidade Católica) em São Paulo.

Morou quatro anos na cidade do Rio de Janeiro, onde fez parte da equipe de profissionais que ministrava aulas na Ong “Nós do Cinema”, lá trabalhou em campanhas publicitárias para grandes produtoras, tais como; Conspiração filmes, Tv Zero e Tecine.

Trabalhou na TV Globo no projeto Muvuca, programa exibido em 2000, no mesmo ano, foi fazer o programa “Um Pé de Quê”, todos com Regina Case, Já no canal Futura.

Foi assistente de direção de diretores como; Paulo Caldas, diretor do filme “Baile Perfumado”, Kátia Lund, (Cidade de Deus), Felipe Joffily (Ó Dique?).

A convite do Diretor Jodele Larcher, voltou a São Paulo para fazer o projeto “Receias da Vida” programa dedicado à gastronomia no qual Có-dirige, que esta completando um ano no ar, pela Redetv!

 



 

Patrocínio