..Pés no Chão :: Histórico :: Quem faz :: Notícias :: Links :: Contribua :: Contatos

Livro sobre pesquisas arqueológicas de Plácido Cali foi lançado dia 17 de maio.

 

 

 

O Espaço Cultural Pés no Chão
sente-se honrado por receber
o pesquisador Plácido Cali
para o lançamento
de seu livro

 

Foi lançado no Pés no Chão o livro:

Sítio Arqueológico Engenho Pacuíba I.

A obra, com 82 páginas (23 coloridas) apresenta os resultados das escavações arqueológicas realizadas no sítio da Pacuíba.

A pesquisa foi realizada entre abril e junho de 2002 e contou com a participação de uma equipe de 19 pessoas.

A primeira edição tem 1000 exemplares, sendo que 300 serão distribuídos gratuitamente a bibliotecas, escolas, faculdades e centros de pesquisa..


Foto: Plácido Cali

A obra permite conhecer um pouco mais sobre a história de Ilhabela e o papel dos engenhos de açúcar no município, através da pesquisa do sítio da Pacuíba, que no século XIX possuía um engenho de açúcar movido à tração animal. Traz, também, várias ilustrações das peças arqueológicas coletadas, tais como louças do século XIX importadas da Inglaterra, cerâmica neobrasileira, cachimbos, moedas, pederneiras de sílex utilizadas para produzir faísca, vidros de garrafas, etc.

É possível ver, ainda, como é realizada uma escavação arqueológica, com informações sobre o processo de pesquisa, quadriculamento do terreno, análise dos estratos do solo, etc. Revela, também, todos os passos desde a retirada dos artefatos do solo, até o trabalho em laboratório, que envolve higienização, classificação, restauração, etc. Enfim, permite que o leitor compreenda como que foi realizado o trabalho e como o conhecimento histórico é construído.

Plácido Cali

Livro: Sítio Engenho Pacuíba I
Projeto Arqueológico de Ilhabela.